A Treter é uma empresa familiar com mais de 60 anos, localizada na cidade de Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Está próxima de grandes multinacionais do agronegócio, o que torna a empresa referência na produção de materiais de lona flexíveis para equipamentos agrícolas.
No decorrer da história da Treter, a cultura artesã e a tecnologia industrial sempre estiveram juntas, para o fornecimento de soluções e produtos para revestimentos. Tudo começou no ramo da estofaria. Em 1952, foi criada a Estofaria König e Treter, resultado de uma sociedade entre os cunhados Arnold König e Otto Ricardo Treter. Já na abertura da empresa, Rudi Treter, filho de Otto, iniciou suas atividades como aprendiz de estofador. Com a morte de Arnold em 1967, tornaram-se sócios os filhos de Otto, Rudi e Sylve. Em 1971, a empresa passa a se chamar Estofaria Treter Ltda.
Durante a década de 1970, a Treter expandiu seu portfólio de serviços. Em 1982, houve o falecimento de Otto Treter, quando sua parte foi dividida entre os dois filhos que já compunham o quadro societário.
Por muito tempo, a Treter atuou no ramo de estofaria. Adquiriu expertise no setor e solidificou sua marca no mercado regional. Inicialmente, as atividades de estofaria eram voltadas à confecção de colchões de crina, estofados residenciais e automotivos. Posteriormente passou a comercializar tecidos, espumas, fibras e feltros que utilizava no revestimento de seus produtos, bem como outros itens que além de utilizar em sua produção, revendia para outros estofadores e público em geral.
A partir de 1987, quando a sociedade passou a ser composta pelos irmãos Treter, Ilsa Treter, esposa de Rudi, assume os setores administrativo e de vendas da empresa e posteriormente passa a ser sócia juntamente com o marido e a cunhada.
Os próximos anos, até início de 1990, ocorreu a segunda expansão nos serviços oferecidos e a Treter passou a trabalhar com lonas flexíveis, fornecendo peças a uma montadora agrícola da cidade. Em 1999, investiu-se na industrialização do setor de lonas, com a aquisição da primeira máquina de solda eletrônica.
Em 2002, Suzane Treter, filha do casal, passa a ser sócia da empresa. Estudante de administração e conhecedora das tendências impostas pelo mercado, Suzane primava pela modernização, renovação e inovação. A Treter, em 2001, atuava na comercialização de materiais para revestimentos e insumos para estofadores; oferecia serviços customizados de estofaria e fornecia peças em lonas para máquinas agrícolas.
Em 2005 houve o afastamento de Ilsa e Suzane assumiu integralmente a gestão da empresa. No ano de 2007, um novo investimento foi realizado no setor de lonas, com a aquisição da segunda máquina de solda eletrônica e abriram-se negociações com outra empresa multinacional de máquinas agrícolas da região.
As negociações com empresas de máquinas agrícolas avançaram nos anos de 2009 e 2010. Neste período, foi duplicada a capacidade produtiva. Nos próximos anos, o mercado agrícola permaneceu aquecido e houve a necessidade de ampliar novamente o setor de produção de lonas. Pela primeira vez desde sua fundação, foi necessário alugar um novo prédio, instalar o setor de produção e abrir a primeira filial da empresa.
Em 2019, a Treter vende a estofaria e foca os negócios na produção de peças que tem as lonas flexível como principal matéria prima. Torna-se a Treter Lonas Agrícolas e Industriais, mantendo a história e o propósito de uma empresa de mais de 60 anos, que cresce unindo a cultura artesã e a tecnologia industrial no fornecimento de soluções e produtos para revestimentos. Em 2020, para consolidar o novo posicionamento, inaugura a indústria com sede própria, no Polo Multissetorial de Santa Rosa.
Entre em contato conosco e converse com um membro da nossa equipe. Agradecemos a sua mensagem.
Sugestões de melhorias e denúncias devem ser encaminhadas para o e-mail ouvidoria@treter.com.br.